A Biotecnologia

Exemplificação das áreas de atuação da biotecnologia.
A biotecnologia sempre existiu, mas não com esse termo, pois as áreas que fazem parte dessa ciência são muito antigas. A biotecnologia é a junção da Biologia, Química e Engenharia, nesse sentido, o profissional tem profundo conhecimento, na área biológica, além de apresentar conhecimento nas áreas de Física, Cálculo, Química, Genética etc. dependendo da área que o Biotecnologista ou Biotecnólogo deseja seguir, a fim de produzir um produto.

Basicamente a biotecnologia divide-se em seis áreas que são classificadas por cor, que podem ser seguidas juntas ou separadas, isso depende do trabalho a ser desenvolvido pelo pesquisador.
As áreas são:

Biotecnologia Verde: área da biotecnologia que estuda e desenvolve produtos usando organismos vegetais e também pode ser chamado de Biotecnologia Vegetal. Atua através da produção de cultura para estudos de organismos mais resistentes a pragas ou para preservação da espécie em estudo; produzindo cosméticos ou fármacos; estudando espécies através do sequenciamento genético etc.

Biotecnologia Branca: área focada na relação da indústria com o meio ambiente, buscando resolver ou amenizar problemas com relação à poluição e também no desenvolvimento de novas tecnologias usando organismos vivos para criar novas formas de produção de energia, na forma mais limpa e renovável possível.

Biotecnologia Azul: área destinada à pesquisa e desenvolvimento de produtos usando organismos vivos presentes nos mares e oceanos. Buscando reconhecer as espécies, pesquisar os microrganismos que atuam nesse ambiente, desenvolver tecnologias que mantenham a manutenção da vida e, também, buscar produzir fármacos e cosméticos desses organismos.

Biotecnologia Vermelha: área que está envolvida com a medicina, desenvolvendo produtos na área da saúde, como: fármacos, cosméticos, vacinas e vários outros que irão garantir a saúde nas áreas da medicina e veterinária.

Biotecnologia Amarela: área que busca conciliar a informática e a biologia, através de ferramentas, como a bioinformática. Outra, importante ferramenta e nanotecnologia, que vem transformando o cenário tecnológico nas áreas biológicas.

Biotecnologia Preta: é uma área muito delicada e muito promissora, pois lida com questões importantes, como por exemplo: o Bioterrorismo. As pesquisas nesse sentido são para combater e essa prática, que a muito tempo vem sendo utilizada como arma propulsora de guerras.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Edição de Genes

Análise de dados no Microsoft Excel