Análise de dados no Microsoft Excel

Existem vários programas de análise experimental, onde são feitos os tratamentos de dados de qualquer trabalho científico, porém esses programas são caros e não é qualquer aluno que tem condições financeira de adquirir. Por tanto, o Microsoft Excel oferece uma ferramenta, que ajuda a fazer esses estudos estatísticos; considerando que esse programa é de fácil acesso para qualquer estudante.

Para exemplificar, vamos usar uma matriz de planejamento 23.

Para começar, definimos os fatores:


Nível 1
Nível 2
Nível 3
F1
2
3
4
F2
0
50
100
F3
0
0,5
10

O próximo passo é montar a matriz de contraste. Considerando que no Excel, o nível maior usaremos “+1 ou 1” e o nível menor usaremos “-1”; em casos de experimentos com ponto central, como no nosso exemplo, usaremos “0”.


Depois de organizar os níveis, para fazer e montar os fatores de interação, basta multiplicar os fatores correspondentes, usando as fórmulas do Excel. Exemplo:


Depois de digitar a fórmula, basta dar Enter, e em seguida fazer para os demais fatores.




Depois de encontrar os valores na primeira linha, pasta colocar a seta do mouse no quadradinho que fica no canto inferior direito da célula selecionada, clicar e segurar, e puxar para baixo. Dessa forma obteremos os demais valores. E assim fazer para os demais fatores de interação.


Ao terminar toda a matriz, basta acrescentar as respostas ou resultados.


Agora vamos fazer o Excel desenvolver a análise de dados. Para isso, basta ir em Dados, depois Análise de Dados.


Após isso, aparecerá a janela abaixo:


Após isso, deve-se procurar Regressão e clicar em OK.


Feito isso aparecerá a janela abaixo:


No Intervalo Y de entrada, basta selecionar as respostas:


No Intervalo X de entrada, basta selecionar os níveis:



Depois deve-se marcar Rótulos; no Nível de Confiança, geralmente se mantes em 95%, porém marcando a opção, você pode alterar o valor, de acordo com seu trabalho exige:



Após isso, deve-se escolher a Opção de Saída, nesse espaço você escolhe onde deseja que apareça os resultados da análise de dados. No Intervalo de saída, você escolhe celular onde irá ficar os resultados, que será mesma planilha; em Nova planilha, os resultados sairão em uma nova planilha; em Nova pasta de trabalho, o nome já sugere onde sairá o resultado. Nesse trabalho, vamos escolher a primeira opção: Intervalo de saída.

Basta selecionar a opção Intervalo de saída, e clicar na célula desejada, onde queira que saia os dados:




Depois é só marcar Resíduos, e em seguida em OK.



Após isso, os resultados apareceram na forma abaixo:


Veja os resultados completos abaixo:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Edição de Genes

A Biotecnologia